Campos consegue credenciamento para radioterapia no Álvaro Alvim

Em mais uma reunião na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), no Rio de Janeiro, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, conseguiu o credenciamento para a inclusão do serviço de radioterapia no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) junto à Secretaria Estadual de Saúde (SES). O encontro aconteceu na capital fluminense esta semana.

- Conseguimos colocar na pauta da reunião deste mês a liberação do serviço de radioterapia do hospital. Essa era uma das etapas previstas para o credenciamento. É mais uma conquista para nossa cidade e para os pacientes que fazem tratamento de câncer. Já nas próximas semanas, os primeiros pacientes do município começarão a ser atendidos na rede contratualizada, sem precisar se deslocar para o Rio de Janeiro – disse.

O Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) estava em fase de cumprimento de algumas exigências demandadas pelo governo do estado, para concluir o procedimento e a habilitação. A Secretaria Municipal de Saúde ofereceu todo apoio e enviou os documentos do Hospital para a SES, pedindo a inclusão do assunto na pauta da reunião da Comissão Intergestores Regional Norte (CIR) e na reunião da CIB.

O principal equipamento do novo setor, o Centro de Radioterapia, chamado de acelerador linear, foi adquirido por meio de emenda orçamentária parlamentar do então deputado federal Anthony Garotinho (PR), hoje secretário municipal de Governo, cujo investimento está orçado em R$ 2,5 milhões.

- Trata-se de mais um serviço de alta complexidade. Nenhum paciente com câncer, que necessite de tratamento radioterápico, terá que sair de Campos para ter sua demanda atendida. Com isso, serão dois entes credenciados nesse serviço especializado, para atender, principalmente, pessoas com câncer de colo de útero e de próstata: o Álvaro Alvim e o Hospital Doutor Beda – afirmou Doutor Chicão.

Segundo ele, Campos é o único município do interior do estado com 3 Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons). Além disso, o vice-prefeito conseguiu pactuar a autorização do serviço de braquiterapia para 20 pacientes de Campos e da região Norte Fluminense no Hospital Doutor Beda, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

BRAQUITERAPIA

Antes, a braquiterapia era feita no Instituto Nacional do Câncer (INCA), conforme credenciamento do Ministério da Saúde. Ele afirma que a medida está garantindo mais dignidade e alívio aos usuários, pois estão tendo o atendimento e tratamento plenos em Campos, sem precisar viajar. “Embora a Secretaria Municipal de Saúde pagasse todo o deslocamento ao RJ, por meio do Tratamento Fora Domicílio (TFD), é mais favorável que o tratamento aconteça aqui”, disse.

Por Kamilla Uhl.

alvaro alvin