Propostas da 7a Conferência Municipal de Saúde seguem para etapa estadual

A 7ª Conferência Municipal de Saúde foi aberta pelo vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, na manhã desta terça-feira (14). Ele também é o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), parceiro do evento, que prossegue até às 17h, no anfiteatro da Faculdade de Medicina de Campos (FMC). As propostas e moções apresentadas seguirão para a etapa estadual (Conferência Estadual de Saúde), no período de 01 a 04 de outubro de 2015.

A etapa nacional (15a Conferência Nacional de Saúde) está prevista para os dias 1 a 4 de dezembro, em Brasília. O objetivo é avaliar a situação da saúde, de acordo com os princípios e as diretrizes do SUS, previstos na Constituição Federal, garantindo, assim, o acolhimento e a qualidade da atenção integral. Trata-se de um momento de debate sobre o destino do Sistema Único de Saúde (SUS).

- O que muda a história da saúde é uma boa Atenção Básica, e nós estamos trabalhando muito para fortalecer nossa rede básica de saúde. Já implantamos 26 novas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), funcionando com Estratégia Saúde da Família (ESF). O governo federal oferece pouco suporte para quem está na ponta, os municípios. Garantir a qualidade do atendimento sem financiamento do SUS não é possível. E, há mais de 15 anos, o governo federal não reajusta a tabea SUS – comentou Doutor Chicão.

A Conferência conta com participações do subsecretário geral de Saúde e diretor do Hospital Ferreira Machado, Dante Lucas; do subsecretário de Atenção Básica, Roberto Vogel; do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Geraldo Venâncio; do conselheiro do CMS, Edgard Andrade; superintende do Direito do Idoso, Gilson Gomes; presidente da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, Vanda Terezinha Vasconcelos, além de representantes da sociedade civil organizada e profissionais de saúde.

O professor da FMC e médico mastologista, Jair Araújo, ministrou palestra sobre o tema do evento: “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”. Ele falou sobre os dois principais eixos temáticos da Conferência: “Direito à saúde: garantia de acesso à atenção de qualidade e participação social”, e “Valorização do trabalhador e da educação em saúde”.

- Há muito por avançar ainda em todos os níveis da saúde, não apenas em Campos, mas em todo país, porém, fiquei muito satisfeito por saber que o município reativou 26 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Isso demonstra que voltamos a um caminho importantíssimo – disse o palestrante.

Após a palestra, houve plenária temática, apresentação das moções propostas e plenária eleitoral. Diversos assuntos foram debatidos como Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS e Reformas Democráticas e Populares do Estado.

conferencia