Organização Pan-Americana da Saúde elogia unidades de saúde de Campos

Representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde (MS) visitaram unidades municipais de saúde nesta terça-feira (7) e quarta-feira (8), para avaliarem o funcionamento do Programa Mais Médicos em Campos. Em seguida, reuniram-se com o vice-prefeito e secretario de Saúde, Doutor Chicão, no gabinete, para apresentar as imprensões sobre as ações desempenhadas pelo governo municipal.

A consultora internacional da OPAS para o Estado do Rio de Janeiro, Arelys Delgado;  e a Referência Estadual do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde (DEPREPS), Camilla Maia Franco, ligada a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/Ministério da Saúde, avaliaram positivamente a forma como o programa está sendo executado no município.

- Houve uma melhoria na infraestrutura das unidades, são muito boas e os serviços ofertados são de qualidade. Estamos vendo que existe um planejamento do município para continuar mantendo esse avanço. Os cooperados (médicos cubanos) estão tendo ótima aceitação da população, reforçando a importância dos médicos da família – afirmou a consultora internacional.

Acompanhada do subsecretario de Atenção Básica, Roberto Vogel, e do diretor Adjunto de Atenção Básica, Renato Gloria, a comitiva visitou as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) Parque Prazeres, Santa Cruz, Ponta da Lama, Dores de Macabu, São Martinho, Guandu, Ribeiro do Amaro e Conselheiro Josino. A apoiadora institucional do MS, Maria Angelica Duarte, e os supervisores do “Mais Médicos”, Daniela Bittencourt e Luiz Claudio de Carvalho, também acompanharam a comitiva.

- Estamos muito satisfeitos com este encontro. Percebemos que o município esta dando todo o apoio ao Programa e os médicos cubanos estão bem adaptados a realidade local; ate mesmo os mais recentes, que chegaram ha apenas 3 meses já criaram um excelente vinculo com a comunidade e já estão obtendo retorno. Esse investimento na Atenção Básica e muito importante e, com isso, o município esta produzindo cuidado, vinculo e saúde, melhorando a qualidade de vida da população – comentou Camilla.

De acordo com Doutor Chicão, cada UBSF realiza de 200 a 300 atendimentos médicos/mês.  “Dentre vários avanços promovidos com a implantação de UBSFs, o maior é a garantia de médico generalista quatro dias da semana, o dia todo, atendendo pacientes agendados e a demanda espontânea”, disse.

OPAS

A Organização Pan-Americana da Saúde é um organismo internacional de saúde pública com um século de experiência, dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas. Faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU). Visa alcançar metas comuns, como iniciativas sanitárias multilaterais, traçadas pelos governos que fazem parte da OPAS/OMS, sempre com uma atenção especial aos grupos mais vulneráveis: mães e crianças, trabalhadores, idosos, pobres, refugiados e desabrigados.

Exerce um papel fundamental na melhoria de políticas e serviços públicos de saúde, por meio da transferência de tecnologia e da difusão do conhecimento acumulado por meio de experiências produzidas nos Países-Membros, um trabalho de cooperação internacional promovido por técnicos e cientistas vinculados à OPAS/OMS, especializados em epidemiologia, saúde e ambiente, recursos humanos, comunicação, serviços, controle de zoonoses, medicamentos e promoção da saúde.

Por Kamilla Uhl.