Prefeitura de Campos garante exames especiais que o SUS não oferece

A Secretaria de Saúde de Campos garante exames especiais que não são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os exames são pagos pela Prefeitura com recursos provenientes dos royalties do petróleo. Entre eles, está o exame de eletroneuromiografia (ENMG), um procedimento que avalia a função do sistema nervoso periférico e muscular através do registro das respostas elétricas geradas por estes sistemas e detectadas graficamente por um equipamento denominado eletroneuromiógrafo.

- O objetivo do exame é detectar lesões do sistema nervoso periférico e muscular localizando a lesão dentro da unidade motora, assim como quantificar tal lesão, o que permite ao médico fazer o diagnóstico e o prognóstico do paciente, ao elucidar o tipo de patologia e o tempo de evolução dela – explicou o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão.

Para ter acesso ao serviço, garantido por meio de processo de licitação e realizado na Clínica São Lucas – os pacientes devem procurar a Gerência de Serviço Social, nos altos da Farmácia Municipal, na sede da Secretaria de Saúde. Foi o que fez a auxiliar de serviços gerais, Patrícia Pereira de Souza Silva.

- Dou nota 10 para o atendimento do Serviço Social. Para mim foi tudo muito bom. Eu estava sentido fortes dores nos ombros, com braço inchado e dormência nas mãos. Nem tenho noção de quanto custa este exame, mas eu não teria condições de fazer. Já levei o resultado do exame para o médico e estou fazendo o tratamento e tomando a medicação – afirmou Patrícia.

Doutor Chicão lembra que a eletroneuromiografia é de fundamental importância para o auxílio diagnóstico, terapêutico e para fins de prognóstico em doenças neuromusculares e deve ser indicada após avaliação clínica de profissionais capacitados.

secretaria