Notícias

Clínica de Reabilitação tratou 1.132 pessoas em dependência química

Por Daniele Mialha Vidal

O Serviço de Proteção Social para Pessoas com Dependência Química de Campos, que funciona na Clínica de Reabilitação Geremias de Mattos Fontes, tratou 1.132 pacientes desde 2012. A unidade, localizada em Pedra Lisa, Morro do Coco, Norte do município, vem contribuindo para a reinserção social e familiar dessas pessoas.
 
 - Após o tratamento, os pacientes continuam sendo acompanhados por profissionais especializados do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga Dr. Ari Viana (Caps AD III), que, desde o ano passado, está funcionando em caráter 24 horas – afirmou o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão.
 
Em relação aos tipos de drogas, a maioria faz uso de múltiplas delas, porém, 41% das pessoas tratadas usam cocaína inalada, 33%, crack, e 26% o álcool. A clínica é um dos 9 dispositivos de assistência a pessoas com vícios em drogas ou outros tipos de transtornos mentais, não tem demanda reprimida, e integra o Plano Emergencial de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas.
 
Homens a partir dos 18 anos, que desejam ser internados voluntariamente, podem ser contemplados. O atendimento em todas as unidades de saúde mental é desburocratizado e espontâneo. As portas estão abertas diariamente. O protocolo de atendimento depende da necessidade apresentada pelo paciente, como explica o secretário.
 
- A busca é por uma prestação de atendimento que respeite a subjetividade do indivíduo. O município oferece tratamento com assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, clínicos gerais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais e pedagogos – destacou.


Por Kamilla Uhl.

Clínica


26 - Caminhada