Consultório na Rua no enfrentamento ao crack e outras drogas

O Consultório na Rua (CR) é uma das ferramentas da Secretaria Municipal de Saúde no enfrentamento ao crack e outras drogas. O serviço funciona como um consultório itinerante de atenção à saúde, para atendimento a populações em situação de rua. De acordo com o vice-prefeito e secretario de saúde, Doutor Chicão, o dispositivo visa garantir atendimento de baixa complexidade a esse grupo populacional.

- As ações acontecem duas vezes na semana, em parceria com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Serviço de Abordagem Social do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CentroPop), e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Servidor, no Centro da cidade, para onde os pacientes são encaminhados, quando necessário, de modo a garantir a continuidade do tratamento de forma adequada – disse Doutor Chicão.

Dados da Vigilância em Saúde e da Vigilância Socioassistencial apontam que aproximadamente 90% das pessoas em situação de rua são usuárias de drogas. O subsecretário de Atenção Básica, Roberto Vogel, explica que o Consultório na Rua não é polícia, não tem objetivo de vigiar, punir ou retirar “moradores” das ruas, mas levar atendimento médico, de enfermagem e assistência social.

- Acolhemos uma mulher grávida que ainda não tinha procurado ajuda e já a encaminhamos para o pré-natal. Interessa-nos saber se essas pessoas precisam de cuidados. E elas precisam. A função é oferecer assistência clínica. Mas se encontramos um dependente químico que queira se livrar das drogas, o encaminharmos para o CAPS AD III – explicou Vogel.

De acordo com a enfermeira e coordenadora do Consultório na Rua, Karyne Martins, desde o ano passado, 186 pessoas foram abordadas e atendidas. “A abordagem acontece às terças-feiras, pela manhã, quando fazemos o levantamento das demandas, e, às quartas-feiras, levamos os pacientes para as consultas na UBS Servidor”, comentou.

photos.php-141