Discussões sobre combate às drogas avançam com Mesa Redonda

A Mesa Redonda sobre combate às drogas, realizada pelo Comitê Local de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (COMCAD), nesta quinta-feira (2), foi considerada um sucesso. A opinião é do presidente do Comitê e subsecretário de Atenção Básica, Roberto Vogel. Ele afirma que as discussões avançaram com a participação do 8º Batalhão de Polícia Militar (8 BPM).

Segundo Vogel, os dados que estão sendo compilados pelo órgão serão enviados às Secretarias envolvidas no tema e às autoridades policiais, visando contribuir para a redução do número de pessoas usuárias de drogas no município. O evento foi realizado no auditório José Alves de Azevedo, na sede da Prefeitura, e integrou as comemorações pelo Dia Nacional de Combate às Drogas e Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas, celebrado dia 26 de junho.

O presidente do Comitê apresentou os dispositivos na área da saúde disponíveis para o enfrentamento das drogas, com base nas ações já desenvolvidas pelo Programa “Crack é Possível Vencer”.

- De 2012 a junho deste ano, tratamos 1.132 pessoas na nossa Clínica de Reabilitação Geremias de Mattos Fontes, o Serviço de Proteção Social para Pessoas com Dependência Química de Campos. Em relação ao tipo de droga, a maioria faz uso de múltiplas drogas, porém, 41% das pessoas tratadas usam cocaína inalada, 33%, crack, e 26% o álcool – afirmou Vogel.

A coordenadora do CAPS AD disse que, em 2014, a unidade atendeu 698 pacientes adultos novos, 106 adolescentes novos e 178 familiares, além de 303 pacientes que retornaram ao tratamento de anos anteriores, totalizando 1.285 pessoas atendidas no ano passado. “A média de pacientes frequentando no ano passado foi de 160/mês, em diferentes modalidades de tratamento”, explicou Fernanda.

Participaram das discussões o superintendente de Paz e Defesa Social, coronel Alcemir Pascoutto; comandante da Guarda Civil Municipal, Welligton Levino; comandante do 8° Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Marcelo Freiman; o Polícia Militar, sargento Leandro Batista Vicente; chefe do GCIM, Suellen André de Souza; coordenadora do Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Droga (CAPS AD), Fernanda Chagas; e o secretário Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Thiago Ferrugem.

Drogas