Quase R$ 25 milhões em internações hospitalares no primeiro quadrimestre

A Prefeitura de Campos aplicou R$ 24.960.614,10 em internações hospitalares de 9.997 pessoas no primeiro quadrimestre deste ano. Desse total, R$ 8.976.249,21 referem-se à produção hospitalar de pacientes na UTI. A informação é do vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão. Foram feitas 2.404 internações em janeiro, 2.314 em fevereiro, 2.766 em março e 2.513 em abril.

- A Secretaria Municipal de Saúde produziu 8.357 diárias de UTI que foram autorizadas para o atendimento a 862 pessoas, sendo 1.852 diárias no mês de janeiro, 2.174 em fevereiro, 2.194 em março e 2.137 em abril. A média de custo da UTI per capita, nesse período, foi de R$ 10.413,28 – afirmou o secretário.

Os pacientes ficaram internados nos Hospitais Públicos Ferreira Machado (HFM) e Geral de Guarus (HGG); nas unidades contratualizadas à Secretaria – Hospital Escola Álvaro Alvim, Hospital Plantadores de Cana (HPC), Hospital Doutor Beda, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Beneficência Portuguesa; e nos Hospitais Psiquiátricos conveniados João Viana e Henrique Roxo.

- Diversos procedimentos foram realizados nessas internações como cirurgias do aparelho circulatório, cirurgias torácicas, oncológicas, obstétricas, de cabeça e pescoço, cirurgias do aparelho digestivo, e outros tipos de tratamentos de outras especialidades – destacou Doutor Chicão.

A paciente Vera Lucia das Graças Nascimento, 68 anos, ficou 5 dias internada em leito de clínica médica do HPC e elogiou o atendimento. “Procurei o PU (Unidade Pré-Hospitalar de Guarus), vomitando muito, com febre alta e tonta, e fui encaminhada pro Hospital Plantadores de Cana. O atendimento foi muito bom, as enfermeiras muito atenciosas e ágeis, copeiras e médicos também muito bons, foi tudo nota 10. Fico bem mais tranquila por saber que não sai devendo nada porque já foi tudo pago pela Prefeitura”, disse.

Com apenas um mês de vida, Lorrany Victória Correia, do Parque Guarus, também ficou internada no mesmo hospital, por 7 dias, em leito de clínica médica, no mês de junho. “Minha filha estava com muita falta de ar e o médico disse que ela teve bronquiolite (infecção dos bronquíolos dos bebês causada por vírus). O atendimento da saúde foi excelente”, contou Leandro Gustavo, pai da menor.

Aumento no número de leitos

Em 2008, havia apenas 81 leitos de UTI em Campos. Hoje são 143. Ao todo, o município dispõe de 1.402 leitos, incluindo os de UTI, especialidades, clínicos e cirúrgicos.

- Continuamos ampliando o acesso da população aos serviços de saúde. Passamos a oferecer um aporte financeiro significativo para as diárias de internação em UTI. O valor pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é de R$ 480. No entanto, pagamos um aporte de R$ 820, totalizando R$ 1.300, o que representa um aumento de 270 % – explicou.

Além disso, desde 2009, o número de diárias de UTI autorizadas pela Central de Regulação Municipal aumentou, reduzindo o número de óbitos. Segundo o secretário, apesar do município ter avançado na disponibilização do número de leitos de forma bem acentuada, ainda existem dificuldades, principalmente, porque Campos atende pacientes de municípios de toda a região Norte/Noroeste do estado.

- A falta de leitos em UTI é uma dificuldade em todo o país. A demanda é sempre progressiva pelo fato de que a longevidade aumenta, a tecnologia continua evoluindo e a sobrevida das pessoas também se prolonga. Por isso, necessita-se cada vez mais de leitos de UTI. Mas Campos tem feito a sua parte – disse Doutor Chicão.

hpc