7ª Conferência Municipal de Saúde dia 14 de julho

A Secretaria Municipal de Saúde promoverá a 7ª Conferência Municipal de Saúde no dia 14 de julho. O evento acontecerá em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, das 8h às 17h, no auditório da Faculdade de Medicina de Campos. Este ano, o tema abordado será “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, trata-se da primeira etapa da 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ª CNS), que contará, ainda, com a etapa estadual, no Ginásio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho), no período de 01 a 04 de outubro de 2015.  Já a etapa nacional está prevista para os dias 1 a 4 de dezembro, em Brasília.

- O eixo principal da Conferência aborda o tema “Direito do Povo Brasileiro”. Este é um momento de debate sobre o destino do Sistema Único de Saúde (SUS).  O objetivo é avaliar a situação da saúde, de acordo com os princípios e as diretrizes do SUS, previstos na Constituição Federal, garantindo, assim, o acolhimento e a qualidade da atenção integral – explicou o vice-prefeito.

Assim como o tema, os eixos temáticos seguem os propostos para a 15ª CNS: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS e Reformas Democráticas e Populares do Estado.

A etapa municipal, visa, ainda, definir diretrizes para a plena garantia da saúde como direito fundamental do ser humano e como política de Estado; definir diretrizes que possibilitem o fortalecimento da participação da comunidade e dos diversos atores da sociedade na perspectiva da plena garantia; e o fortalecimento do controle social na implementação do SUS.