Vacinação contra HPV na Escola Municipal Wilmar Cava Barros

Meninos e meninas da Escola Municipal Wilmar Cava Barros, no bairro Jóquei Clube, serão vacinados contra o vírus do papiloma humano (HPV) na próxima terça-feira (23). Quarta-feira (24), as doses serão levadas aos alunos da Escola Municipal Fernando Andrade, no Parque Guarus. No dia 30 de junho, será a vez dos estudantes da Escola Municipal Ataíde Dias, no Parque Santa Rosa.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, a Prefeitura de Campos vacinou cerca de 55 mil adolescentes e cerca de 100 mil doses já foram aplicadas. Somente este ano, cerca de 5 mil adolescentes foram vacinados. A expectativa é vacinar cerca de 7 mil adolescentes/ano contra o HPV.

- A vacinação acontece por meio do Programa Saúde na Escola (PSE); e na sala 5 da Secretaria de Saúde durante todo o ano. A vacina está incorporada no Programa Municipal de Imunização desde 2010. Nosso modelo de imunização serviu de exemplo para o Ministério da Saúde, que depois de conhecer o projeto de Campos, passou a oferecer a vacina para as meninas do país. No entanto, o governo federal ainda não disponibiliza as doses para os meninos, como fazemos em Campos – disse Doutor Chicão.

A Prefeitura de Campos investiu cerca de R$ 10 milhões em vacinas especiais. Além da vacina contra HPV, a Secretaria de Saúde implantou, desde 2009, outras vacinas especiais, que também não eram garantidas pelo Programa Nacional de Imunização, e passaram a ser oferecidas após o sucesso e repercussão do Programa Municipal de Imunização de Campos, dentre elas a antipneumocócica, hepatite A e varicela (catapora).

Por Kamilla Uhl.

photos.php-162