Secretaria de Saúde aguarda entrega de novos lotes de Neocate nesta sexta

A Secretaria Municipal de Saúde aguarda a entrega de novos lotes de fórmulas especiais de nutrição, incluindo Neocate, a partir das 17 horas desta sexta-feira (19). A previsão inicial era que as fórmulas fossem entregues quinta-feira (18), porém, em razão de problemas documentais, um novo prazo foi apresentado. De acordo com a gerente de Nutrição, Cristiane Ambrósio, assim que as fórmulas forem descarregadas na Secretaria, o setor iniciará a distribuição para os pacientes cadastrados no Serviço de Alergia e Intolerância Alimentar da Gerência de Nutrição.

- Vamos estender o horário do expediente para garantir o atendimento a todas as mães e pais. Esses pacientes recebem toda a assistência da Gerência de Nutrição, alguns há mais de 5 anos. Campos é a única cidade do interior do estado com um Programa de Nutrição que não apenas distribui fórmulas especiais, mas que também oferece atendimento completo com equipe multidisciplinar, incluindo nutricionistas, pediatras, gastopediatras, assistente social e alergistas – disse Cristiane.

A Gerência de Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde distribui cerca de 18 mil frascos de suplementos nutricionais específicos e fórmulas nutricionais especiais infantis mensalmente. Esses produtos não são garantidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas, em Campos, são pagos com recursos provenientes dos royalties do petróleo.

Em 2008, 500 crianças eram beneficiadas. Atualmente, o setor atende cerca de 1.200 pacientes, sendo aproximadamente 800 crianças. Dentre elas está Rafael Laterça, 2 anos, beneficiado pela Gerência de Nutrição desde que nasceu. A mãe, Flavia Faria Laterça, garante que a cada dia a alergia está mais controlada.

- Nem parece SUS. O atendimento é muito bom. A médica avalia meu filho como um todo. Ele usa Neocate e tem alergia a lactose e ao glúten também. Eu era uma mãe desesperada, pois não sabia o que ele tinha. Mas agora, sou mas mansa, pois a médica do programa me acalma e orienta. Não apenas meu filho está em tratamento. Eu também estou em adaptação – disse a mãe.

Por Kamilla Uhl.

Neocate