Secretaria de Saúde garante exames especiais que o SUS não oferece

A Secretaria Municipal de Saúde garante exames especiais que não são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas, em Campos, são pagos com recursos provenientes dos royalties do petróleo. Entre eles, está o exame de eletroneuromiografia (ENMG), um procedimento que avalia a função do sistema nervoso periférico e muscular através do registro das respostas elétricas geradas por estes sistemas e detectadas graficamente por um equipamento denominado eletroneuromiógrafo.

- O objetivo do exame é detectar lesões do sistema nervoso periférico e muscular localizando a lesão dentro da unidade motora, assim como quantificar tal lesão, o que permite ao médico fazer o diagnóstico e prognóstico do paciente, ao elucidar o tipo de patologia e o tempo de evolução da mesma – explicou o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão.

Para ter acesso ao serviço, garantido por meio de processo de licitação e realizado na Clínica São Lucas – os pacientes devem procurar a Gerência de Serviço Social, nos altos da Farmácia Municipal, na sede da Secretaria. Foi o que fez a auxiliar de serviços gerais, Patrícia Pereira de Souza Silva.

- Dou nota dez pro atendimento do Serviço Social, pra mim foi tudo muito bom. Eu estava sentido fortes dores nos ombros, com braço inchado e dormência nas mãos. Nem tenho noção de quanto custa esse exame, mas eu não teria condições de fazer. Já levei o resultado do exame pro médico e estou fazendo o tratamento e tomando a medicação – afirmou Patrícia.

Doutor Chicão lembra que a eletroneuromiografia é de fundamental importância para o auxílio diagnóstico, terapêutico e para fins de prognóstico em doenças neuromusculares e deve ser indicada após avaliação clínica de profissionais capacitados.

Indicações clínicas – Mononeuropatias (traumáticas), neuropatias compressivas (síndrome túnel do carpo), polineuropatias axonais (por diabetes, alcoólicas, vasculites), polineuropatias desmielinizantes (síndrome Guillain-Barré), paralisias faciais; doenças do motoneurônio (poliomielite, atrofia muscular espinhal, esclerose lateral amiotrófica); lesões de gânglios das raízes dorsais (herpes zoster, ataxia de Friedreich, neuropatia sensitiva hereditária); lesões de raízes nervosas/hérnias discais/tumores; doenças de plexos nervosos (tumorais, traumas, plexopatia diabética); doença da junção neuromuscular (miastenia gravis); doenças musculares (distrofias, síndromes miotônicas, miopatias congênitas, metabólicas ou adquiridas).

Por Kamilla Uhl.

Eletroneuromiografia