Notícias

Campanha contra Gripe acabou mas mobilização deve continuar

Por Daniele Mialha Vidal

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe acabou nesta sexta-feira (12) em Campos. Mas, de acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, a mobilização deve continuar. Até quinta-feira (11), a Secretaria de Saúde havia aplicado mais de 80 mil doses, o equivalente a 70% de cobertura.


- Vamos continuar oferecendo a vacina nos nossos postos fixos de vacinação, mesmo com o fim da campanha. São mais de 60 unidades de saúde com sala de vacina. Também vamos. Ongínquas vacinando acamados, profissionais de saúde nos hospitais e grupos específicos de portadores de doenças crônicas em ações extramuros – afirmou Doutor Chicão.


O prazo da campanha foi prorrogado duas vezes, em razão da baixa adesão da população em todo o país. A abertura aconteceu em 4 de maio e o Dia D em 9 de maio. De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, a baixa cobertura acontece, principalmente, nos grupos de crianças e idosos. 


- As Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão continuar fazendo trabalho de conscientização com nossos usuários para fortalecer a necessidade de estarmos imunizados, evitando, assim, a propagação do vírus influenza – disse Charbell.


O agendamento dos açamados deve ser feito pelos telefones 27261378, 27332820 e 27220805, ou na sede da secretaria, na rua Voluntários da Pátria, esquina com rua Gil de Góis, no Centro. A partir dos próximos dias, pessoas de outros grupos populacionais também poderão ser vacinadas, mesmo não integrando o público-alvo da Campanha.


Público-alvo – Devem ser vacinados os trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias), pacientes crônicos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.


Por Kamila Uhl.


Vacinação


26 - Caminhada