Nova UBSF Parque Prazeres agrada moradores

A nova Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Parque Prazeres passou a funcionar no modelo Estratégia Saúde da Família (ESF) este ano. A nova forma de atendimento, que também conta com profissionais do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, vem agradando os moradores do bairro.

- Minha esposa foi muito bem atendida na UBSF esta semana pela médica. Foi tudo nota 10, espetacular! Ela fica o dia todo no posto agora e é muito atenciosa, educada, investiga tudo, pergunta tudo. Ela pediu todos os exames necessários e já viemos buscar os remédios com a receita que ela deu – afirmou o mecânico Francisco Carlos Barbosa da Silva, 58 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde implantou, desde o ano passado, 26 UBSF, todas com equipes de saúde da família: Guandu, Ribeiro do Amaro, Carvão, Venda Nova, Conselheiro Josino, Vila Nova, Lagamar, Saturnino Braga, Poço Gordo, Parque Prazeres, Tapera, Três Vendas, Santa Cruz, São Sebastião, Jamil Ábido, Morangaba, Conceição do Imbé, Lagoa de Cima, Pernambuca, Ponta da Lama, Quilombo, Dores de Macabu, Aldeia, Terra Prometida, Murundu e São Martinho.

A reativação das novas UBSF acontece em parceria com o Programa Mais Médicos e com o Programa de Valorização da Atenção Básica do Ministério da Saúde (PROVAB). Além disso, o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) já está contemplando 24 locais, desde 2011, totalizando 35 áreas, e mais de 36 mil pessoas cadastradas, o equivalente a 11 mil famílias.

Cada UBSF faz cerca de 200 a 300 atendimentos médicos/mês, variando de unidade pequena para de maior porte. Dentre vários avanços com a mudança de paradigma – de UBS para UBSF – o maior é a garantia de médico generalista quatro dias da semana, o dia todo, atendendo pacientes agendados e a demanda espontânea.

Por Kamilla Uhl.