Rede de Recuperação da Saúde

FMS recebe visita para credenciamento de leitos de UTI

A Fundação Municipal de Saúde recebeu nesta quinta-feira (11), a visita de uma equipe da Superintendência de Vigilância Sanitária Estadual (Suvisa). A visita faz parte do processo para credenciamento de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HFM e do HGG no Sistema Único de Saúde (SUS), solicitado pela FMS em 2011.

A equipe percorreu as instalações dos Hospitais Ferreira Machado e Geral de Guarus, acompanhada por gestores das duas unidades de saúde. A enfermeira e gestora de projetos da FMS, Natália Martins, disse que o relatório da Vigilância Sanitária Estadual é o último passo para a habilitação dos leitos de UTI.

- O HFM possui 30 leitos de UTI e apenas seis deles estão cadastrados no SUS. Os 14 leitos de terapia intensiva do HGG também não são cadastrados. O custo médio diário de um paciente de UTI é de R$ 1.200,00 e as despesas destes leitos são pagas integralmente pela Prefeitura. O cadastramento visa o faturamento destes leitos pelo SUS, que paga uma média diária de R$ 550,00 por leito – afirma Natália.

A enfermeira da Superintendência de Vigilância Sanitária Estadual, Mirian Tomé, elogiou a nova UTI do HFM. “A estrutura física da UTI é excelente, está de acordo com a legislação e dentro do padrão satisfatório, precisando fazer apenas pequenas adequações. Quem dera se todas as UTIs fossem assim”, ressaltou a enfermeira.

Por Kamila Uhl.

UTI