Secretaria de Saúde realiza capacitação em Farmácia Básica

A Secretaria de Saúde realizou, nesta terça-feira (9), capacitação em Farmácia Básica das unidades da rede municipal de saúde. O objetivo é qualificar o atendimento no acesso da população aos medicamentos e estabelecer novos fluxos na construção de rotinas de trabalho em conjunto. A capacitação aconteceu no auditório do Conselho Municipal de Saúde, que fica na sede da Secretaria.

O curso foi ministrado pelos farmacêuticos do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), Silvia Sales, Maycon Bruno de Almeida e Rony Marcio Monteiro. Eles integram a Comissão de Qualificação e Promoção de Serviços Farmacêuticos e a Comissão de Assuntos Regulatórios, Padronização e Fiscalização do DAF.

- O controle de estoque é fundamental para a garantia da qualidade de todo processo envolvido no ciclo logístico da Assistência Farmacêutica. É importante estarmos atentos à administração racional e forma de armazenamento dos medicamentos. Além disso, precisamos orientar os pacientes quanto à adesão ao tratamento e modo de uso dos remédios – disse Silvia.

Vários assuntos foram abordados como boas práticas de atendimento em farmácias do município; cuidados com validade, segurança e higiene; humanização do atendimento; pedidos junto ao DAF; controle de estoque; uso correto do sistema informatizado; novo fluxo de atendimento da unidade com o paciente e da unidade com o DAF; dispensação; documentos necessários; média de consumo; entre outros.

- A capacitação prosseguirá ao longo deste ano e está destinada aos auxiliares de farmácia. Temos cerca de 90 farmácias espalhadas em todo o município, incluindo as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Referência. Cerca de 40 delas estão informatizadas – afirmou Maycon.

Por Kamilla Uhl.