Gestão, Tecnologia e Educação em Saúde

Prefeitura aplica na saúde mais que o limite constitucional

A Prefeitura de Campos continua investindo na rede municipal de saúde. Somente no 1º quadrimestre deste ano, o percentual de aplicação em ações e serviços públicos de saúde chegou a 51,20%, bem acima do limite constitucional, que é de 15%. A informação é do vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão.

- Dezenas de novas unidades de saúde estão sendo construídas em todo o município. Além disso, a Secretaria de Saúde já reformou mais de 70 unidades e outras estão em obras. O objetivo é melhorar o atendimento na rede e fortalecer a Atenção Básica. Em breve, a Prefeitura vai entregar a UBS da Penha, por exemplo, que vai funcionar 24 horas. A unidade foi construída com os recursos dos royalties – disse.

Estão sendo construídas novas UBS no Jóquei, Parques Leopoldina, Esplanada, Salo Brand, São Benedito, Imperial, Jardim Aeroporto, Pecuária, Rodoviário e na Tapera. Outras unidades passam por reformas emergências, cujo investimento é oriundo de verba federal: Lagoa de Cima, Morro do Coco, Terra Prometida, São Sebastião, Parque Eldorado, Mussurepe, Carvão, Mata da Cruz, Conceição do Imbé, Quilombo, Murundu, Cambaíba e Sentinela do Imbé.

A Fundação Municipal de Saúde também está investindo cerca de R$ 20 milhões para melhoria de suas unidades, no que diz respeito à estrutura física e aquisição de equipamentos de última geração, incluindo os dois grandes Hospitais públicos, Ferreira Machado (HFM) e Geral de Guarus (HGG).

- Quanto à tabela SUS, esta é definida pelo governo federal, e, em razão do subfinanciamento da mesma, fazemos um aporte financeiro por cada consulta realizada. A Secretaria de Saúde repassou mais de R$ 514 milhões do Fundo Nacional de Saúde, verba federal, aos prestadores de serviços, nós últimos cinco anos. E aplicou mais de R$ 200 milhões de recursos dos royalties do petróleo nas 17 unidades contratualizadas – afirmou o secretário de saúde.

photos.php-125