Gripe: vacinação em Campos prorrogada até a próxima sexta-feira

Para aumentar a adesão dos campistas à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, a Secretaria Municipal de Saúde prorrogou o prazo até a próxima sexta-feira (12). De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde Charbel Kury, Campos está seguindo o modelo de São Paulo, onde é desenvolvido o melhor programa de imunização do país.

Além disso, a Vigilância em Saúde continua levando a vacina para a população acamada, em suas próprias residências. O agendamento deve ser feito pelos telefones 27261378, 27332820 e 27220805, ou na sede da secretaria, na rua Voluntários da Pátria, esquina com rua Gil de Góis, no Centro.

As doses também estão sendo levadas para os profissionais de saúde e profissionais do sistema prisional, em seus locais de trabalho e, também, para os presidiários. Após o fim da campanha, a Secretaria de Saúde vai continuar ofertando as doses até findarem os estoques enviados pelo Ministério da Saúde.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, lembra que a expectativa é vacinar cerca de 116 mil pessoas em Campos. “O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. Em Campos, cerca de 55% do público alvo foi vacinado”, disse Doutor Chicão.

Público-alvo – Devem ser vacinados os trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias), pacientes crônicos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Por Kamilla Uhl.

Vacinação