Gestão, Tecnologia e Educação em Saúde

Indicadores da Saúde do 1º quadrimestre deste ano apresentados na Câmara

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, apresentou Relatório de Gestão referente ao 1º quadrimestre do ano de 2015, em sessão especial na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (3). A medida atende à Lei Complementar 141. Ele destacou o percentual de aplicação em ações e serviços públicos de saúde em Campos, que chegou a 51,20% nesse período.

Segundo ele, um dos compromissos de gestão da Secretaria Municipal de Saúde é garantir uma atenção integral e de qualidade para a população de Campos, buscando o cumprimento dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). O Plano Municipal de Saúde 2014/2017 está em análise no Conselho Municipal de Saúde, cuja aprovação deverá ocorrer este mês.

- No 1º quadrimestre, foram realizados mais de 7.500 procedimentos hospitalares de média e alta complexidade e cerca de 2 milhões e meio de procedimentos ambulatoriais. Aproximadamente 500 mil procedimentos de urgência, emergência, vigilância em saúde e atenção psicossocial foram realizados. De janeiro a março, foram produzidos 7.484 atendimentos em leitos hospitalares, incluindo leitos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, pediátricos, etc – afirmou.

Doutor Chicão disse que a Rede de Serviços de Saúde Municipal inclui o Hospital Ferreira Machado, Hospital Geral de Guarus, 4 Unidades Pré-Hospitalares, 3 Postos de Urgência 24 horas, 72 Unidades Básicas de Saúde, 4 CAPS e 1 Centro de Referência de Tuberculose e Hanseníase.

Além disso, dispõe de 1 Serviço Atendimento Especializado DST/AIDS, 1 Centro de Diagnóstico de Alzheimer e Parkinson, 1 Centro de Referência da Dengue, 1 Centro de Referência de Tratamento da Mulher, 2 Centros de Referência de Tratamento da Criança e do Adolescente, 1 Centro de Controle de Zoonoses, 1 Vigilância Sanitária, 16 Programas Especiais, 1 Central de Regulação e 6 Núcleos Internos de Regulação (NIR’s).

Internações

Ele lembrou, ainda, que a Prefeitura aplicou mais de R$ 18 milhões em internações de 6.596 pessoas no primeiro trimestre deste ano. Em 2008, havia apenas 81 leitos de UTI em Campos. Hoje são 143. Ao todo, o município dispõe de 1.402 leitos, incluindo os de UTI, especialidades, clínicos e cirúrgicos.

Verba Royalties

A Prefeitura de Campos aplicou mais de R$ 200 milhões de recursos dos royalties do petróleo nas 17 unidades contratualizadas à Secretaria Municipal de Saúde, de 2010 a 2014.

- A verba paga é utilizada para complementar a tabela de serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), que se encontra totalmente defasada, ofertando, assim, serviços não contemplados pelo SUS – disse.

Verba SUS

Segundo Doutor Chicão, a Prefeitura de Campos repassou às 19 unidades contratualizadas R$ 514.695 milhões de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS), no período de 2010 a 2014. O valor diz respeito à contratualização de serviços prestados à população em diversas áreas como oncologia, procedimentos cardiovasculares, hemodiálise, entre outros.

Serviços próprios

Ele destacou os serviços oferecidos somente em Campos, pagos com recursos dos royalties do petróleo, já que não são ofertados pelo SUS no país, como cirurgia bariátrica, tratamento de infertilidade, Serviço de Proteção Social para Pessoas com Dependência Química de Campos, fórmulas especiais nutricionais e fraldas.

Por Kamilla Uhl.

saúde