Campanha contra Gripe: 55% do público alvo vacinado

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe termina nesta sexta-feira (05). Em Campos, cerca de 55% do público alvo foi vacinado. A abertura da campanha aconteceu em 4 de maio e o Dia D em 9 de maio. Em razão da baixa adesão da população em todo o país, a campanha, que terminaria em 22 de abril, havia sido adiada por duas semanas.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, lembra que a expectativa é vacinar cerca de 116 mil pessoas em Campos. Para aumentar a adesão dos campistas, a Secretaria Municipal de Saúde continua garantindo a vacina também para a população acamada, em suas próprias residências. O agendamento para os acamados deve ser feito pelos telefones  27261378, 27332820 ou 22 27220805, ou na Sede da Secretaria.

Além disso, as doses também estão sendo levadas para os profissionais de saúde e profissionais do sistema prisional, em seus locais de trabalho, e para os presos. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

- O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação – disse Doutor Chicão.

Público-alvo – Devem ser vacinados os trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de 5 anos (quatro anos 11 meses e 29 dias), pacientes crônicos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.