Saúde celebra Dia Mundial Sem Tabaco

A comemoração do Dia Mundial Sem Tabaco será no próximo domingo (31), mas nesta quarta-feira (27), o Programa Municipal de Combate ao Tabagismo realizou uma ação preventiva com oferta de serviços no pátio da Secretaria Municipal de Saúde e formou 30 pacientes que concluíram o tratamento contra o fumo. O grupo recebeu certificado e participou de um café da manha.

O tratamento tem uma duração média de cinco meses e o atendimento é diário. Os pacientes podem escolher se pela manhã, a tarde ou no período noturno.

O Programa conta com uma equipe multidisciplinar com fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, enfermeira e médico. “Antecipamos a celebração, pois a data cai no domingo”, disse a fisioterapeuta, Cristina Guimarães, da equipe multidisciplinar.

No pátio da Secretaria de Saúde a tenda montada para celebrar a data permanecerá no local até a próxima sexta-feira (29) com orientações e novas inscrições. A doméstica Sônia Maria Feliciano, 56 anos, não perdeu tempo e garantiu sua vaga. “Fumo desde os 17 anos e sozinha não vou conseguir vencer esse vício. Preciso de ajuda”, reconheceu ela.