Gestão, Tecnologia e Educação em Saúde

Prefeitura aplicou R$ 5 milhões de royalties no Hospital Dr. Beda

A Prefeitura de Campos aplicou R$ 5.075.331,00 de verba proveniente dos recursos dos royalties do petróleo no Hospital Doutor Beda (Grupo IMNE) NOS últimos cinco anos. A verba paga é utilizada para complementar a tabela de serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), que se encontra totalmente defasada, ofertando, assim, serviços não contemplados pelo SUS.

Por meio da unidade hospitalar, a Prefeitura garante nutrição enteral aos pacientes oncológicos. O valor representa 2,53% do total de R$ 200.790.771,84 de royalties pagos a 17 unidades contratualizadas à Secretaria Municipal de Saúde, de 2010 a 2014.

Além dessa verba, a Secretaria Municipal de Saúde repassou mais de R$ 514 milhões do Fundo Nacional de Saúde aos prestadores de serviços, no mesmo período. A Prefeitura mantém, ainda, dois hospitais municipais, com recursos próprios, para pagamento de pessoal e, principalmente, com royalties do petróleo, para custeio e investimentos: Hospital Ferreira Machado e Hospital Geral de Guarus (HGG).

beda