Gestão, Tecnologia e Educação em Saúde

Prefeitura destinou quase R$ 53 milhões de royalties aos Plantadores de Cana

O Hospital Plantadores de Cana (HPC) recebeu, nos últimos cinco anos, R$ 52.964.464,76 da Prefeitura de Campos. A verba é proveniente dos recursos dos royalties do petróleo e é utilizada para complementar a tabela de serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), que se encontra totalmente defasada, ofertando, assim, serviços não contemplados pelo SUS.

Com isso, a Prefeitura garante a assistência integral à população do município. Diversos procedimentos são ofertados como enfermaria de pediatria, cirurgias pediátricas, Banco de Leite Humano, otorrinolaringologia, Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI) – antigo CRD, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, Reeducação Postural Global (RPG), entre outros.

A quantia representa 26,38% do total de R$ 200.790.771,84 de royalties pagos a 17 unidades contratualizadas à Secretaria Municipal de Saúde, de 2010 a 2014. Além dessa verba, a Prefeitura de Campos repassou mais de R$ 514 milhões do Fundo Nacional de Saúde aos prestadores de serviços, no mesmo período.

A Prefeitura mantém, ainda, dois hospitais municipais, com recursos próprios, para pagamento de pessoal e, principalmente, com royalties do petróleo, para custeio e investimentos: Hospital Ferreira Machado e Hospital Geral de Guarus (HGG).

plantadores