Gestão, Tecnologia e Educação em Saúde

Prefeitura aplicou mais de R$ 18 milhões em internações no primeiro trimestre

Por admin

A Prefeitura de Campos aplicou R$ 18.112.945,00 em internações de 6.596 pessoas no primeiro trimestre deste ano. Desse total, R$ 6.745.094,55 referem-se à produção hospitalar de pacientes na UTI.  A informação é do vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão. Foram feitas 2.113 internações em janeiro, 2.022 em fevereiro e 2.461 em março.

Os quase R$ 7 milhões de internações em UTI dizem respeito a 6.220 diárias de UTI autorizadas para o atendimento a 634 pessoas, sendo 1.852 diárias no mês de janeiro, 2.174 em fevereiro e 2.194 em março. A média de custo da UTI per capita é de R$ 10.638,95.

Os pacientes ficaram internados no Hospital Ferreira Machado e nos hospitais contratualizados à Prefeitura: Hospital Escola Álvaro Alvim, Hospital Plantadores de Cana, Hospital Doutor Beda, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Beneficência Portuguesa. Santa Casa realizou o maior número das internações de UTI nesse período, 35% do total, o equivalente a 219 internações e 1.994 diárias.

- Das pessoas internadas, 51% foram do sexo masculino. Diversos procedimentos foram realizados nessas internações como cirurgias do aparelho circulatório, cirurgias torácicas, oncológicas, obstétricas, de cabeça e pescoço, cirurgias do aparelho digestivo, e outros tipos de tratamentos de outras especialidades – disse Doutor Chicão.

Atendimento de qualidade

O aposentado Cláudio de Souza Gomes, 83 anos, foi um dos assistidos no Hospital Santa Casa. Ele afirma que o atendimento prestado foi de qualidade. “Fui muito bem atendido, fiquei dois dias internado para uma cirurgia no rosto, câncer de pele. Estou me sentindo muito bem. Os médicos e enfermeiros são bastante atenciosos e fui atendido em tudo que precisei. Remédio, alimentação, era tudo na hora certa. Dou nota 10”, disse.

Mais leitos e investimentos

Em 2008, havia apenas 81 leitos de UTI em Campos. Hoje são 143. Ao todo, o município dispõe de 1.402 leitos, incluindo os de UTI, especialidades, clínicos e cirúrgicos.

- Continuamos ampliando o acesso da população aos serviços de saúde. Passamos a oferecer um aporte financeiro significativo para as diárias de internação em UTI. O valor pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é de R$ 480. No entanto, pagamos um aporte de R$ 820, totalizando R$ 1.300, o que representa um aumento de 270 % – explicou.

Além disso, desde 2009, o número de diárias de UTI autorizadas pela Central de Regulação Municipal aumentou, reduzindo o número de óbitos. Segundo o secretário, apesar do município ter avançado na disponibilização do número de leitos de forma bem acentuada, ainda existem dificuldades, principalmente, porque Campos atende pacientes de municípios de toda a região Norte/Noroeste do estado.

photos.php-141