Emergência e Urgência

Secretaria de Saúde esclarece casos de dengue

Por admin

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, vai conceder entrevista coletiva nesta quinta-feira (5), às 11h, para esclarecer três casos de óbitos em que as vítimas podem ter sido acometidas por dengue. Os casos ocorreram este ano. A entrevista vai acontecer na Direção de Vigilância em Saúde, nos altos da Farmácia Municipal, na sede da Secretaria de Saúde.

Também estarão presentes, o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Cesar Salles; o diretor do Centro de Referência da Dengue (CRD), Luiz José de Souza; e o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury. A Secretaria Municipal de Saúde informou à Secretaria Estadual de Saúde os dois primeiros casos notificados de meningite bacteriana, mas, durante a investigação diagnóstica, solicitou, por orientação da Vigilância Epidemiológica, outros exames para diagnóstico diferencial para meningite, por se tratar de casos mais graves, nos quais foram achados dengue positivo também.

- O primeiro caso é de uma mulher de 47 anos, do Jóquei Clube, que morreu no final do mês de março, cujo material colhido enviamos para o Lacen, e que, recentemente, confirmou como resultado positivo para dengue. O segundo caso é de uma menina de 1 ano e seis meses, falecida em abril, do Parque Califórnia, que ainda está em investigação para dengue. Num ano endêmico, com poucos casos, a Vigilância é ainda mais sensível, porque os casos de dengue se apresentam mais graves e atípicos. A Vigilância está investigando a fundo, pois pode estar havendo reação cruzada com outras doenças – explicou Charbell.

O terceiro caso, de acordo com Charbell, é o de uma menina de 2 anos, do Parque Rosário, que pode se tratar de um novo caso de reação cruzada. Ele lembra que apesar da primeira hipótese ter sido para H1N1, a dengue entrou como diagnóstico secundário, conforme consta no atestado de óbito e com base na sorologia positiva para dengue. A amostra foi enviada para o Lacen e a Fiocruz, para finalizar o prontuário.

O vice-prefeito acrescenta que independente da hipótese de diagnóstico, não houve falha no atendimento à paciente.

- Ela foi muito bem assistida, mas apresentou sepse, que pode se apresentar, posteriormente, num falso-positivo para dengue. Ou seja, o anticorpo pode estar presente em outras patologias infecciosas, mas vamos aguardar os resultados dos exames da Fiocruz, que identificam o tipo de vírus.  A Secretaria de Saúde não nega informações a respeito das estatísticas ou óbitos por dengue. Esses dados são públicos e os atestados são enviados às autoridades sanitárias – disse.

Foto: Gerson Gomes