Gestão, Tecnologia e Educação em Saúde

Secretaria Estadual de Saúde não envia remédios para município.

Por admin

O Governo do Estado do Rio de Janeiro está com dificuldades na aquisição e distribuição de medicamentos. O desabastecimento está afetando municípios de todo o estado e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) não apresenta, em alguns casos, previsões exatas para regularização dos estoques, mesmo após várias cobranças por parte da Secretaria Municipal de Saúde.

 Medicamentos como leflunomida, raloxisene, lamotrigina, clozapina, beclometasona, fludrocortisona, gabapentina, lamotrigina, mesalazina, pravastatina, salbutamol, azatioprina, calcitriol estão em falta.

 Os motivos são vários, como entrega no atraso; processo de itens em fase de habilitação, processo novo que teve que ser avaliado, pois a empresa arrematante deixou de apresentar um documento e as outras empresas convocadas não responderam; aumento de demanda; entre outros.

 Os medicamentos de competência do Estado são distribuídos no setor de Laudo de Medicamentos Excepcionais (LME), que funciona na sede da Secretaria de Saúde, na rua Voluntários da Pátria, 875, Centro, como explica a gerente do Departamento de Assistência Farmacêutica, Bruna Araújo.

 - Somos polo para o recebimento e distribuição desses medicamentos ofertados pelo estado. Nos casos dos itens já zerados, como não houve comunicação prévia do Estado, não houve tempo hábil para que o município se comprometesse com a aquisição desses medicamentos – disse Bruna.

POR KAMILLA UHL


26 - Caminhada