Planejamento familiar: Centro da Mulher faz triagem para vasectomia

Por admin

A vasectomia é um procedimento cirúrgico simples, seguro, rápido e gratuito. Em Campos, o primeiro atendimento (triagem) é oferecido pelo Departamento de Planejamento Familiar, no Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM). A unidade funciona na Rua Gil de Góis, próximo à Secretaria de Saúde.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, após a triagem, os pacientes são encaminhados para o Hospital Plantadores de Cana, conveniado à Prefeitura, onde são consultados por um urologista e os procedimentos cirúrgicos são realizados.

Ele orienta aos interessados observarem os critérios legais. No Brasil, a lei do planejamento familiar (lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996) permite realizar a esterilização cirúrgica voluntária somente em algumas situações.

- No caso da vasectomia, em homens com capacidade civil plena e maiores de 25 anos de idade ou, pelo menos com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviços de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar, visando desencorajar a esterilização precoce – explicou o vice-prefeito.

Para tirar dúvidas, os interessados podem ligar para (22) 2738-1107. A cirurgia demora cerca de 20 a 30 minutos, a anestesia é local e o homem não precisa ficar internado. O processo não afeta o desempenho sexual. A vasectomina está prevista no SUS, entretanto, até o presente momento, a cirurgia de reversão de vasectomia (vasovasostomia) não consta no rol dos procedimentos realizados pelo SUS.

- Antes de fazer a cirurgia, realizamos uma triagem com psicóloga e assistente social. Damos palestras e apresentamos os vários métodos de planejamento familiar, com os seus respectivos procedimentos. Em seguida, fazemos o serviço burocrático, com o recolhimento de documentos, abertura de processo administrativo e encaminhamento para o Hospital Plantadores de Cana, onde a vasectomia é feita – disse.

Por: Kamilla Uhl - Foto: Secom