Gestão, Tecnologia e Educação em Saúde

Farmácia: mais de 25 mil pessoas atendidas em março

Por admin

Somente em março deste ano, mais de 25 mil pessoas foram atendidas com remédios em todas as unidades da rede municipal de saúde. Os números representam um investimento de R$ 670 mil neste período. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, a Prefeitura custeia mais de 85% dos medicamentos ofertados à população.

- Campos é o município com o maior catálogo de remédios disponibilizados à população, e oferece mais que o dobro que o Ministério da Saúde. O Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) distribuiu mais de 190 milhões de itens de medicamentos em 2013 e em 2014 – disse Doutor Chicão.

São cerca de 70 locais assistidos no município pela assistência farmacêutica, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS), programas estratégicos e entidades. As farmácias das UBS estão sendo informatizadas.

- A informatização contribui para que o poder público possa melhorar ainda mais a gestão do DAF, evitando desperdícios, obtendo um controle mais efetivo dos estoques, e verificando, em tempo real, as demandas de cada unidade – explicou o secretário de Saúde.

Novas Regras – A obrigatoriedade de apresentar o CPF para aquisição de medicamentos na rede municipal de saúde é outra medida que visa possibilitar um maior controle sobre os estoques. A nova regra está valendo desde o dia 6. Além do CPF, continua sendo necessário apresentar documento com foto, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e receita médica, para que haja a dispensação dos remédios.

- A medida visa facilitar o cruzamento de informações no sistema do DAF e evitar que o mesmo paciente pegue medicamentos mais de uma vez por mês e em mais de uma farmácia – destacou.

Farmácia Popular – Doutor Chicão lembra que boa parte dos medicamentos ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde também está disponível no Programa Farmácia Popular do Brasil e pode ser adquirida em várias drogarias cadastradas no Programa. Elas são identificadas pelo adesivo “Aqui Tem Farmácia Popular”.
O programa disponibiliza diversos medicamentos, de forma gratuita ou com grandes descontos – até 90% mais baratos – para o tratamento de doenças, como a asma, hipertensão, diabetes, dislipidemia, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, por exemplo.

São remédios de graça, como cloridrato de metformina, glibenclamida, insulina humana, insulina regular, captopril, atenolol, cloridrato de propranolol, hidroclorotiazida, losartana potássica e maleato de enalapril. Outros medicamentos têm desconto, como sinvastatina, alendronato de sódio, budesonida e maleato de timolol.

Por: Kamilla Uhl - Foto: Antônio Leudo