Campos tem Associação dos Familiares, Usuários e Amigos de Saúde Mental

Por admin

A Gerência de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde dispõe de uma Associação dos Familiares, Usuários e Amigos de Saúde Mental.

A gerente de Saúde Mental, Constância do Socorro, disse que o objetivo é aumentar a discussão sobre a questão da inclusão social e sobre a luta antimanicomial. Segundo ela, este é um movimento por eles, de modo a permitir que eles tenham ainda mais vez e voz em todas as esferas, sejam elas municipais, estaduais ou federaos, como em conselhos, conferências, entre outros.

- Por meio da Associação, será mais fácil ampliar seus direitos, conseguir benefícios como auxílio-doença, vale-transporte, participar de programas como o De Volta para Casa, do governo federal, entre outros. Antes, cada dispositivo fazia seu movimento, agora, estamos mais fortes – explicou Constância.

As reuniões com amigos e familiares já acontece nas unidades de saúde mental quinzenalmente. Com a implantação da Associação, haverá também, reuniões mensais utilizando os espaços públicos. O presidente será eleito pelos próprios pacientes e familiares nos próximos encontros.

A presidente da Associação de Parentes e Amigos dos pacientes do Complexo Juliano Moreira (RJ), Iracema Polidoro, elogiou a iniciativa do município. “É um passo muito importante, visando contribuir para o processo de construção de uma nova cultura que assegure o direito de cada usuário a ser e existir, a seu modo, sem ser excluído da sociedade. A associação vai ajudar ainda mais na ressocialização das pessoas com transtorno mentais, dando continuidade às ações dos Caps (Centro de Atenção Psicossocial)”, afirmou.

Por: Kamilla Uhl