Tapera e Ururaí terão mutirão contra dengue e chikungunya

Por admin

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, afirma que mais um mutirão contra a dengue e chikungunya será realizado, nas próximas semanas. Dessa vez, a força tarefa será na Tapera e em Ururaí. Em seguida, seguirá para a região Norte do município. Outros mutirões acontecerão ao longo deste ano.

Os mutirões são parte da Campanha Nacional de Prevenção contra Dengue e Febre Chikungunya. Este ano, 74 casos de dengue foram confirmados no município, sendo 28 em janeiro e 46 em fevereiro. A maior parte – 90% – é do tipo 1 da doença, mas o tipo 4 também foi registrado.

- Nos 2 mutirões realizados este ano, 30.559 imóveis foram fiscalizados, 1.182 terrenos visitados, 263 focos eliminados, 234 pneus recolhidos e 1.843 sacos de lixo removidos – disse o vice-prefeito.

O primeiro mutirão contemplou os bairros do Centro, Região da Pelinca e bairros adjacentes. O segundo aconteceu em Farol de São Tomé. O diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Cesar Salles, explicou que o Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti (LIRAa), cujo resultado final foi de 2,9%, é amostral.

- Não fazemos levantamento por bairro, mas por estrados. Em Campos, são 17 estratos, porém cinco deles apresentaram índice igual ou superior a 4%, que é alto risco. Mas o Liraa geral apontou um quadro de médio risco para o município como um todo – explicou o diretor.

Por: Kamilla Uhl

ccz