Gestão, Tecnologia e Educação em Saúde

Implantação da Rede Cegonha da Regional Norte discutida na CIR

Por admin

Campos sediou, nesta quarta-feira (30), mais uma reunião da Comissão Intergestores Regional Norte (CIR), que tratou da implantação da Rede Cegonha nos municípios do Norte Fluminense. A coordenadora da Rede Cegonha da Secretaria Estadual de Saúde, Amanda Almeida, ministrou palestra para os representantes dos 8 municípios da Região Norte presentes na reunião, que aconteceu no auditório do Hospital Plantadores de Cana (HPC).

O diretor adjunto de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Renato Glória, e a coordenadora do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism), Elizabete Bastos, participaram do encontro, representando o vice-prefeito e secretário de saúde, Doutor Chicão.

Renato lembra que a Estratégia Rede Cegonha visa fortalecer um modelo de atenção à saúde que começa no planejamento familiar e na confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal, parto, pós-parto e até os dois primeiros anos de vida da criança. As ações previstas na Rede Cegonha têm o objetivo de qualificar toda a rede de assistência à saúde da mulher e do bebê, ampliando e melhorando as condições para que as gestantes possam dar à luz e cuidar de seus filhos de forma ainda mais segura e humanizada.

- A implantação da Rede Cegonha em Campos e nos outros municípios do Regional Norte já foi aprovada no Plano Regional da Rede Cegonha/Norte. O próximo passo será produzirmos uma carta-documento para os gestores desses municípios com as diretrizes da Estratégia, que deverão ser multiplicadas para toda a rede básica de saúde. O Hospital Plantadores de Cana é a referência hospitalar em maternidade de alto risco para esses 8 municípios – explicou o diretor adjunto.

Elogios – O médico e coordenador da Rede Cegonha do HPC, Fernando Luiz de Azevedo, elogiou a qualidade dos encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde da Família de Campos. “Temos recebido aqui no hospital um modelo bem mais aprofundado e completo, bastante detalhado, promovendo uma maior humanização no atendimento às nossas pacientes de alto risco”, disse o médico.

Estatística – De acordo com o médico Fernando Luiz, o HPC realizou, em 2013, 2.745 partos, sendo 80% de alto risco. Do total, 20% são de pacientes de outros municípios. Além disso, realizou, no mesmo ano, 4.725 consultas de pré-natal e mais cerca de 52 mil consultas no pronto-atendimento. “Esses atendimentos são 100% do SUS”, explicou.