Emergência e Urgência

CDIP atende pacientes de Campos, cidade vizinhas e outros estados

Por admin

O Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, que funciona no Centro de Doenças Infecciosas e Parasitárias (CDIP), localizado a Rua 1º de Maio, no Centro, atende a pacientes para fazer testagem do vírus HIV de diversos municípios da região – São Fidélis, São João da Barra, São Francisco do Itabapoana e Cardoso Moreira. Há pacientes também que vêm de outros estados, principalmente do Espírito Santo.

- Não podemos deixar de atender o SUS, é universal. Nosso ambulatório é referência, porque não tem este atendimento especializado em outros municípios da região – diz o coordenador do programa, o farmacêutico de carreira da Prefeitura de Campos, Alexandre Sereno. Engana-se quem acredita que somente jovens e adultos buscam atendimento no CDIP. Crianças e idosos também fazem parte da estatística.

Caso ao fazer o teste der HIV, o paciente tem todo acompanhamento necessário. Outro serviço ofertado é o de acidente biológico (acidente de trabalho, como se furar com agulha de seringa, por exemplo). “Temos o Centro de Testagem e Aconselhamento para a população fazer o teste para ver se é ou não HIV, ambulatório de doenças infecto-parasitárias, como Leishmaniose, doença de Chagas e outras”, informou o coordenador.

A estrutura do programa conta também com uma equipe multidisciplinar para fazer o acompanhamento do paciente que o teste tenha dado positivo. De acordo com Alexandre Sereno, são profissionais competentes e dedicados à causa. A equipe é formada por infectologistas, clínicos, ginecologistas, oftalmologistas, dermatologistas, nutricionistas, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, técnicos de laboratório e pessoal administrativo.

- Todos os profissionais são no plural, porque a qualquer hora do dia e todos os dias, o paciente pode contar com eles aqui. Neste ponto não existe problema, não tenho dor de cabeça, porque eles são abnegados mesmo – destacou o coordenador do CDIP. O trabalho vem se mostrando cada vez mais necessário. Segundo levantamento do CDIP, de 2013 para 2014 houve um aumento de cerca de 40% de casos de Aids.

Em 2013 foram 102 casos HIV+, a maioria mulheres. No ano passado foram 141, com a diferença agora, que a maioria é homem. Na faixa dos 60 anos em diante são 149 casos. Neste total não está o número de crianças, que, em 2013, na faixa de 1 a 4 anos, era de 7 e em 2014 foi de 34. Já na faixa de 5 a 9 anos era de 9 e em 2014 chegou a 12. Com esses números, surgem também a sífilis e as Hepatites B, C e D.

A testagem é defendida pelo coordenador do CDIP como uma atitude até de prevenção à doença. Na avaliação dele, a partir daí fica mais fácil controlar. “Porque ela não é crônica, mas é possível se ter uma sobrevida. Tem paciente, por exemplo, que leva de 8 a 12 anos sem manifestar a doença”, explicou Sereno.

A testagem pode ser feita por indicação médica ou espontânea, as terças, quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h. O teste pode ser convencional, que leva 15 dias para sair o resultado, ou o rápido, que o paciente tem em mãos em 15 minutos.