Secretaria Estadual de Saúde deixa pacientes sem remédios

Por José Vicente Alves Neto

O Governo do Estado do Rio de Janeiro está deixando pacientes de Campos sem medicamentos de sua competência. O desabastecimento está afetando municípios de todo o estado e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) não apresenta, em alguns casos, previsões exatas para regularização dos estoques, mesmo após várias cobranças por parte da Secretaria Municipal de Saúde.

- Medicamentos como bromocriptina, formoterol + budesonida, hidroxiureia, infliximabe, mesalazina, metrotexato e toxina butolínica estão em falta – afirmou o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio.

Os motivos são vários, como entrega em atraso; processo de itens em fase de habilitação, processo novo que teve que ser avaliado, pois a empresa arrematante deixou de apresentar um documento e as outras empresas convocadas não responderam; aumento de demanda; entre outros.

Os medicamentos de competência do Estado são distribuídos no setor de Laudo de Medicamentos Excepcionais (LME), que funciona na sede da Secretaria de Saúde, na rua Voluntários da Pátria, 875, Centro.

- Somos polo para o recebimento e distribuição desses medicamentos ofertados pelo estado. Nos casos dos itens já zerados, como não houve comunicação prévia do Estado, não houve tempo hábil para que o município se comprometesse com a aquisição desses medicamentos.

POR KAMILLA UHL

Geraldo-Venancio-6